Menu

Notícias

Torben Grael tem boas lembranças do tempo em que velejou no barco do Itajaí Sailing Team

Ícone da vela no Brasil, Torben Grael relembra os bons momentos que teve com o barco, hoje usado pela equipe representante de Itajaí no cenário brasileiro da vela, e tem excelentes expectativas com relação ao esporte em Itajaí.
Data de inclusão: 21/04/2018 11:27

Embaixador do Stopover Itajaí da edição 2017-18 da Volvo Ocean Race e maior nome da vela no Brasil Torben Grael, fala da importância de iniciativas como a formação do Itajaí Sailing Team para a vela no Brasil e relembra bons momentos da época em que o barco do time embaixador da vela de Itajaí foi seu. Além de ser o velejador olímpico mais bem sucedido do Brasil, com cinco medalhas, sendo duas de ouro, Torben participou da Volta ao Mundo por três vezes, ganhando a edição 2008-09 como comandante da Ericsson 4. Hoje sua filha, Martine Grael, disputa a regata de volta ao mundo com o Team AkzoNobel.

 

“Tenho um relacionamento com os barcos bastante afetuoso e é muito bom você ver um barco que foi seu ser tratado com tanto cuidado, usado de uma maneira tão boa e tendo um grande desempenho em nível nacional”, diz Torben. Ele foi proprietário do barco por cerca de cinco anos e, desse período, guarda grandes lembranças. “Foram muitas as alegrias a bordo desse veleiro.”

 

Entre as principais conquistas estão algumas etapas da Soto 40 com toda a família – Torben, Andrea e os filhos Martine e Marco, que era o timoneiro. “Foi muito gostoso, fomos vice campeões dois anos e também fizemos uma regata Refeno com ele, que foi muito bacana. A família toda curtiu muito o barco e temos ótimas memórias.”

 

Torben destaca ainda a iniciativa do Itajaí Sailing Team em resgatar a vocação náutica do município e vê Itajaí como um novo polo de vela no Brasil. “Aqui tem a Volvo Ocean Race e com uma marina fantástica que dá apoio a essa equipe formada na cidade e participa das principais regatas do calendário nacional da vela. Isso é muito bom.”

 

O veleiro que foi da família Grael e hoje pertence ao Itajaí Sailing Team é um Soto 40, considerado um dos mais rápidos da classe Oceano. O barco tem 12,30m de comprimento, 3,75m de largura, 2,60m de calado, pesa 4,2 toneladas e tem um mastro com 19,5 metros contados a partir da linha d´água. É um barco planador que apresenta grande performance nos ventos de popa (parte traseira do barco) e través (tomada lateral). Inclusive, algumas vezes, chega a velejar acima da velocidade do vento.

 

A embarcação é uma concepção do consagrado projetista náutico argentino Javier Soto Acebal e construído no estaleiro MBoats, em Buenos Aires, na Argentina. A equipe do Itajaí Sailing Team é comandada pelo também atleta olímpico Marcelo Gusmão Reitz.

 

O projeto Itajaí Sailing Team tem o patrocínio da APM Terminals Itajaí, Portonave, Multilog, JBS, Brasfrigo e o apoio da Anasol, Molim, Clindex e Marina Itajaí.

Imagens relacionadas

Torben Grael tem boas lembranças do tempo em que velejou no barco do Itajaí Sailing Team