Menu

Notícias

Velejadora mirim da equipe do Itajaí Sailing Team participa da Volvo Academy

A Volvo Academy terá oito equipes com um total de 32 participantes de Itajaí e Florianópolis
Data de inclusão: 16/04/2018 12:05

A velejadora mirim do Itajaí Sailing Team (IST), Brenda Furlin, participa no dia 21, sábado, do Volvo Academy, mini-regata da categoria Optimist. Aos 14 anos, Brenda veleja desde os 11 e, apesar da pouca idade, conta com um promissor currículo. Acumula excelentes colocações representando Itajaí e o Iate Clube de Santa Catarina, além dos troféus e medalhas conquistados junto à equipe do IST. É a grande promessa da vela itajaiense com um imenso futuro pela frente. Afinal, quem sabe se não está nascendo uma nova Martine Grael em terras catarinenses?

 

As conquistas de Brenda iniciaram em 2016, quando ela foi vice-campeã na categoria estreantes feminino do Campeonato Catarinense. No ano seguinte a velejadora mirim foi campeã na mesma categoria e 3ª colocada no geral do Campeonato Catarinense, campeã na categoria estreantes feminino da Copa Veleiros de Monotipos do Iate Clube de Santa Catarina e campeã juvenil na categoria estreante feminino do Campeonato Sul-brasileiro. Neste ano Branda obteve a 4ª colocação da classe estreante juvenil feminino da Copa Brasil de Optimist. 

 

Esta é a terceira vez que a mini regata Volvo Academy é realizada em Itajaí. Nas outras duas edições, em 2012 e 2015, o velejador Alexandre de Souza Filho, da equipe Itajaí Sailing Team, foi destaque. Na primeira edição do Stopover Itajaí ele compôs o time Camper e, em 2015, o MAPFRE, obtendo a segunda e terceira colocação, respectivamente. Alexandre foi o primeiro velejador mirim do IST e há dois anos já é parte da tripulação. Aos 18 anos, completados em janeiro, hoje o garoto é ajudante de proa.

 

A Volvo Academy

 

A competição acontece no formato de regata por equipes, que é diferente dos campeonatos individuais. Significa que são abertas 32 vagas que formam oito equipes com quatro pessoas cada. Cada equipe representa um barco da Volvo Ocean Race. Na edição 2017-18 participam da regata de volta ao mundo o Team AkzoNobel, Dongfeng Race Team, MAPFRE, Vestas 11th Hour Racing, Team Sun Hung Kai/Scallywag, Turn th Tide on Plastic e Team Brunel.

 

A competição é no formato liga e a regata é uma equipe contra a outra e a pontuação varia de acordo com a posição. É feito uma mata-mata até se chegar às quartas de final. “As regatas são curtas e ágeis. Isso é uma maneira de velejar com mais emoção, porque teremos um vencedor e um perdedor, além de podermos acompanhar o desempenho individual de cada um”, informa a coordenadora da Volvo Academy, Lorena Kreuger.

 

Segundo a organizadora, é um modelo de competição bem emocionante, principalmente para as acrianças, por que a regata por equipe tem algumas penalidades. “Junto com os atletas tem uma equipe de juízes da Volvo, formada por ex-velejadores, para verificar qual penalidade deve ter cada equipe, o que agrega emoção à disputa”, acrescenta.

 

Imagens relacionadas

Velejadora mirim da equipe do Itajaí Sailing Team participa da Volvo Academy