Menu

Notícias

Itajaí Sailing Team mantém a liderança

A expectativa agora é com relação às próximas três regatas, também barla-sota, que compõem o evento náutico, duas no sábado e uma no domingo
Data de inclusão: 02/02/2018 20:12

Fita Azul na regata de percurso que abriu o Circuito Oceânico Ilha de Santa Catarina, segundo colocado na primeira regata barla-sota realizada na tarde desta sexta-feira e primeiro colocado na segunda, o Itajaí Sailing Team mantém a liderança na categoria IRC e segue rumo ao campeonato. A expectativa agora é com relação às próximas três regatas, também barla-sota, que compõem o evento náutico, duas no sábado e uma no domingo.

A largada da primeira regata do segundo dia de competições ocorreu às 13h14min e o Itajaí Sailing Team completou o percurso no tempo de 1h46m38s, obtendo a segunda posição. Ficou atrás da equipe do Mahalo, pela diferença de 22s. Resultado que inverteu na segunda regata, que teve sua largada às 15h17min. A equipe de Itajaí completou a prova em 1h31m25, com uma vantagem de 3m02s sobre o Mahalo, que ficou na segunda posição.  

A tripulação que participou das provas desta sexta-feira foi a mesma que disputou a regata de percurso: Gastão Furlin, Claudio Copello, Alexandre Back, Fabiano Vitorino, Alexandre Souza, Edmundo Grisard, Vilnei Goldmeier, Gabriel Kieling dos Santos, Lucas Mazim e a velejadora mirim Brenda Furlin –, tendo no comando o velejador Marcelo Gusmão Reitz.

“Treinamos muito, nossa tripulação veleja junto há muito tempo e isso interfere muito no desempenho da equipe numa regata. As decisões tomadas pelo tático e as manobras perfeitas executadas pela nossa tripulação foram imprescindíveis para esse resultado”, diz Gusmão. 

O veleiro da equipe é um Soto 40, considerado um dos mais rápidos da classe Oceano, com 12,30 metros de comprimento, 3,75 metros de largura, calado de 2,60 metros e mastro com 19,5 metros contados a partir da linha d´água. É um barco planador projetado pelo argentino Javier Soto Acebal e construído em fibra de vidro e carbono pelo estaleiro MBoats, de Buenos Aires.

O projeto Itajaí Sailing Team tem o patrocínio da APM Terminals Itajaí, Portonave, Multilog, JBS, Brasfrigo e o apoio da Anasol, Molim, Clindex e Marina Itajaí.

Barla-sota: O percurso barla-sota é delimitado por duas boias alinhadas na direção do vento e cada trecho a ser percorrido entre elas é chamado de perna. Esse tipo de percurso possui apenas pernas de contravento e de empopado e não existe um número de pernas pré-estipulado por regata.

 

 

Imagens relacionadas

Itajaí Sailing Team mantém a liderança
Itajaí Sailing Team mantém a liderança
Itajaí Sailing Team mantém a liderança