Menu

Notícias

Itajaí Sailing Team embarca em busca do primeiro título do ano

Data de inclusão: 07/02/2017 13:00

A equipe de vela do Itajaí Sailing Team disputa o Circuito Oceânico da Ilha de Santa Catarina - a primeira competição válida pelo Circuito Catarinense 2017 - em Jurerê Internacional, em Florianópolis, de 8 a 11 de fevereiro. A equipe vai à busca do primeiro título do ano. “Estamos, bem confiante, pois conhecemos a capacidade e habilidade de cada um a bordo”, diz Marcelo Gusmão, comandante do Itajaí Sailing Team.

Os treinos realizados no último final de semana sob o comando do treinador do time, o experiente velejador André Fonseca (o Bochecha), serviu para os velejadores entenderem como serão os desafios que o barco terá durante o ano. “Além disso, foi possível fazer os ajustes finais para que tudo funcione corretamente durante a competição, em todo o mês de janeiro trabalhamos para preparar o barco para a nova regra, onde foram feitas mudanças na estrutura do mastro e na estabilidade do barco”, acrescenta Gusmão.

Mesmo tendo vencido o estadual e nacional na categoria IRC em 2016, neste ano a equipe avalia disputar na categoria ORC, com maior presença de barcos no Brasil. O primeiro teste será a competição em Florianópolis. O coordenador do Itajaí Sailing Team, Alexandre dos Santos, explica que, apesar da IRC ser a categoria mais importante do mundo, no Brasil ela não segue a mesma tendência.

Com a mudança, foram necessárias algumas alterações técnicas no barco – um veleiro da classe soto de 40 pés - e a participação de Bochecha nos treinamentos é considerada fundamental para a equipe. “Ele tem a função de preparar os velejadores para desenvolver cada vez melhor sua função”, acrescenta. Durante os treinamentos, a equipe veleja, em média, seis horas por dia.

O time compete num veleiro da classe Soto 40 com 10 tripulantes, além da presença da nova velejadora mirim, que segue uma tendência mundial da vela de incluir mulheres nas equipes de vela. O projeto Itajaí Sailing Team tem o patrocínio da APM Terminals Itajaí, Portonave, Multilog, JBS, Brasfrigo e Poly Terminais, além de apoio da Anasol, Molim e Clindex.

Sobre o Circuito Catarinense de Vela

O Circuito Oceânico da Ilha de Santa Catarina chega a sua 28ª edição em 2017. Como sempre, são esperadas as principais equipes de vela oceânica do país competindo nas classes C30, ORC, IRC, RGS, HPE-25, Bico de Proa e Multicascos. A programação de quatro dias de provas em Jurerê inclui a realização de seis regatas para todas as classes, exceto RGS-Cruzeiro, Bico de Proa e Multicasos (4). A expectativa é de que o evento seja iniciado com uma regata de percurso longo ou médio (dependendo das condições) e os três seguintes sejam compostos por regatas barla-sota.

Imagens relacionadas

Itajaí Sailing Team embarca em busca do primeiro título do ano
Itajaí Sailing Team embarca em busca do primeiro título do ano
Itajaí Sailing Team embarca em busca do primeiro título do ano
Itajaí Sailing Team embarca em busca do primeiro título do ano