Menu

Notícias

Barco do Itajaí Sailing Team parte rumo ao Rio de Janeiro para disputar o 51º Circuito Rio

O veleiro do time embaixador da vela oceânica de Itajaí e Santa Catarina partiu na manhã de domingo, 24, da Marina Itajaí, e trafega 390 mil milhas até chegar a Baías de Guanabara, onde acontecem as provas
Data de inclusão: 26/10/2020 09:10

O barco de provas do Itajaí Sailing Team, um Soto 40, considerado dos mais rápidos da classe Oceano, partiu da Marina Itajaí com destino ao Rio de Janeiro por volta das 6h30 do domingo, 24. Tripulado pelos velejadores Alexandre Souza Filho e Roberto Calcanhoto, o veleiro deve trafegar por aproximadamente 390 milhas náuticas [723 quilômetros]. A previsão de chegada na Baía de Guanabara é a quarta-feira, 28. As disputas do Circuito acontecem entre os dias 30 de outubro e 2 de novembro e trata-se de um dos mais tradicionais da Vela Oceânica Brasileira. A organização é do Iate Clube do Rio de Janeiro, com o apoio da Associação Brasileira de Veleiros de Oceano.

As provas do Circuito Rio são montadas em uma série de sete regatas: uma de percurso longo com a distância 200 milhas (360 km); uma de percurso médio, com 30 milhas (54 km); e mais cinco regatas pequenas, com a média de 8 milhas cada (14 km). Com exceção da de longo curso, as demais serão realizadas nas águas da Baía de Guanabara e suas proximidades.

Para participar desta regata o barco passou por revisão de todos os equipamentos eletrônicos, pintura externa e interna com tinta epóxi antiderrapante, ajustes de velas e da parte elétrica e revisão de todo o sistema de salvatagem. “Ações necessárias para segurança de nossa tripulação no deslocamento da Marina Itajaí até o Rio e também durante as disputas, na Baía de Guanabara”, diz o comandante e manager do time embaixador da vela oceânica de Itajaí e Santa Catarina, Alexandre Santos. “A participação do Itajaí Sailing Team no 51º Circuito Rio será uma grande oportunidade de mostrarmos o potencial da vela oceânica de Itajaí e de Santa Catarina”, acrescenta.

Além de Alexandre Souza Filho e Roberto Calcanhoto, compõem a tripulação do Itajaí Sailing Team os velejadores Brenda Furlin, Edmundo Grisard, Fernando Ropelato, Gastão Furlin, Guilherme Martins, Marcelo Gusmão Reitz, Philipp Grochtmann e Vionei Goldmeier.  

O projeto Itajaí Sailing Team tem o patrocínio da APM Terminals Itajaí, Portonave, Multilog, Platinum Log, Braskarne Terminal, Brasfrigo, Terminal Barra do Rio, Conexão Marítima e o apoio da Molim, B&G Sailing Eletronics, Nob Multisports e Marina Itajaí.

 

Imagens relacionadas

Barco do Itajaí Sailing Team parte rumo ao Rio de Janeiro para disputar o 51º Circuito Rio
Barco do Itajaí Sailing Team parte rumo ao Rio de Janeiro para disputar o 51º Circuito Rio