Menu

Notícias

Itajaí Sailing Team investe em seu barco de provas para disputar o Circuito Rio

A participação do time itajaiense neste circuito, um dos mais tradicionais da vela brasileira, será uma grande oportunidade de mostrar o potencial da vela oceânica de Itajaí e de Santa Catarina
Data de inclusão: 05/10/2020 06:44

O barco de provas do Itajaí Sailing Team está passando por um minucioso processo de revisão e uma série de ajustes, para disputar o 51º Circuito Rio, de 30 de outubro a 2 de novembro. A prova é considerada um dos mais tradicionais da Vela Oceânica Brasileira e já tem inscrito um grande número de barcos e velejadores renomados, representando os principais polos da Vela de Oceano do Brasil, como RS, SC, SP, RJ, ES e BA.

O barco, um Soto 40, considerado um dos mais rápidos da classe Oceano, passou por uma revisão de todos os equipamentos eletrônicos, pintura externa e interna com tinta epóxi antiderrapante, ajustes de todas as velas e da parte elétrica do barco e revisão de todo o sistema de salvatagem [incluindo balsas e sistemas e aquisição de novos coletes salva-vidas e sistemas de boias].

“São ações necessárias para garantirmos a segurança de nossa tripulação no deslocamento da Marina Itajaí até o Rio e também durante as disputas, na Baía de Guanabara e suas imediações”, diz o comandante e manager do time embaixador da vela oceânica de Itajaí e Santa Catarina, Alexandre Santos. Os ajustes e reparos devem estar concluídos até no máximo a próxima semana, para que o veleiro volte para a água e seja iniciado um programa intensivo de treinamento.

Neste ano o Itajaí Sailing Team disputou apenas o 31º Circuito Oceânico da Ilha de Santa Catarina, entre 6 e 9 de fevereiro, garantindo a segunda colocação na categoria IRC. Na sequência o calendário de competições da Associação Brasileira de Veleiros de Oceano (ABVO) foi suspenso, devido a pandemia do novo coronavírus (Covid-19), retornando apenas em 15 de agosto, cinco meses após a última competição.

As provas do Circuito Rio são montadas em uma série de sete regatas: uma de percurso longo com a distância 200 milhas (360 km); uma de percurso médio, com 30 milhas (54 km); e mais cinco regatas pequenas, média de 8 milhas cada (14 km). A programação inclui, além das regatas, as cerimônias de premiação, que e devido à pandemia, ocorrerão com as devidas medidas de segurança. “A participação do Itajaí Sailing Team está sendo ansiosamente aguardada pela nossa tripulação, que não vê a hora de voltar a navegar. Claro que respeitando um rígido protocolo de segurança”, acrescenta”, acrescenta Alexandre Santos.

O projeto Itajaí Sailing Team tem o patrocínio da APM Terminals Itajaí, Portonave, Multilog, Platinum Log, Braskarne Terminal, Brasfrigo, Terminal Barra do Rio, Conexão Marítima e o apoio da Molim, B&G Sailing Eletronics, Nob Multisports e Marina Itajaí.

Imagens relacionadas

Itajaí Sailing Team investe em seu barco de provas para disputar o Circuito Rio