Menu

Notícias

Itajaí Sailing Team terá marcante presença no IV Salão Náutico Marina de Itajaí

Entre as ações previstas para o time de vela estão velejadas com pessoas portadoras de deficiência e saídas com patrocinadores.
Data de inclusão: 02/07/2019 08:47

O Itajaí Sailing Team (IST) vai marcar forte presença no IV Salão Náutico Marina de Itajaí, maior feira náutica no Sul, de 4 a 7 de julho, e para isso já dá início aos preparativos do veleiro para importantes ações. O evento reúne novidades do mundo náutico no litoral de Santa Catarina, de embarcações de entrada e de alto luxo, equipamentos a moda, serviços e gastronomia. “Temos a Marina Itajaí como a casa do IST, pois o time e o empreendimento surgiram praticamente juntos, e mantemos desde então uma importante parceria”, diz o manager do IST, Alexandre Antônio dos Santos.

As ações do time embaixador da vela de Itajaí no Salão iniciam na manhã de sexta-feira, 05, e durante todo o dia o barco e a tripulação ficam à disposição do Projeto Sailing Sense, que promove, de forma gratuita, vivências náuticas para as pessoas com deficiências - surdocegueira, múltiplas deficiências sensoriais, autismo, surdez, cegueira e síndrome de Down. “Na ação, em parceria com o IST, eles vão conduzir a embarcação, serão responsáveis tanto pelo leme, dando direção ao veleiro, quanto pelos cabos e velas. Com estas ações conseguimos trabalhar pontos essenciais no desenvolvimento holístico destas pessoas baseado na tríade: autoconhecimento, prática de atividade física e empoderamento”, explica o coordenador e fundador do projeto, Miguel Martin Olio.

“Já desenvolvemos ação semelhante na edição 2017-18 da Volvo Ocean Race e foi muito gratificante para o time contribuir com um projeto tão importante. Ações como essa vão ao encontro dos objetivos do IST, que além de formar velejadores de alto nível para a vela catarinense, tem forte apelo social”, explica Alexandre, que vem dos Estados Unidos especificamente para comandar o veleiro durante as ações previstas para o salão. Nos dias 6 e 7 – sábado e domingo – estão reservados para ações com os patrocinadores do time, com três saídas por dia.

O IST vai usar nas ações o seu barco de provas, um Soto 40, considerado um dos mais rápidos da classe Oceano. Tem 12,30 metros de comprimento, 3,75 metros de largura, calado de 2,60 metros e mastro com 19,5 metros contados a partir da linha d´água. É um barco planador projetado pelo argentino Javier Soto Acebal e construído em fibra de vidro e carbono pelo estaleiro MBoats, de Buenos Aires.

O projeto Itajaí Sailing Team tem o patrocínio da APM Terminals Itajaí, Portonave, Multilog, Braskarne, Brasfrigo e o apoio da B&G, Molim, Clindex e Marina Itajaí. 

Imagens relacionadas

Itajaí Sailing Team terá marcante presença no IV Salão Náutico Marina de Itajaí
Itajaí Sailing Team terá marcante presença no IV Salão Náutico Marina de Itajaí