Menu

Notícias

Itajaí Sailing Team leva velejadores da Optimist para o Catarinense de Vela

A ação comprova a missão do Itajaí Sailing Team, que é formação de novos talentos para a vela catarinense
Data de inclusão: 14/06/2019 10:43

O Itajaí Sailing Team (IST) leva cinco velejadores da categoria Optimist para as disputas da primeira etapa do Campeonato Catarinense de Vela e a quarta etapa da Copa Veleiros de Oceano que acontecem neste final de semana, 15 e 16, nas raias do Iate Clube de Santa Catarina – Veleiros da Ilha, na praia de Jurerê, em Florianópolis. O time itajaiense de vela entra forte nas disputas, correndo pelas categorias IRC e ORC e buscando o pentacampeonato.

“Com esta ação, de proporcionar aos jovens velejadores a oportunidade de participar de regatas oceânicas a bordo de um veleiro do porte do nosso – um Soto 40, considerado um dos mais rápidos da classe Oceano – e mostra a que veio. O time de vela foi criado com o objetivo principal de contribuir com a formação de novos velejadores e é isso que vem buscando com iniciativas como esta”, diz o manager do IST, Alexandre Antonio dos Santos.

Participam do Catarinense junto com o IST os velejadores Fernando Prazeres Menezes, 12 anos; Gabriel Bernardes Ignácio, 15; Lívia Valduga Nogueira, 13; Eric Grando Marchini, 13; e Igor Machado, 13. Estes velejadores participaram e venceram um concurso realizado pelo IST no ano passado. Eles deveriam ter participado da Regata Porto Belo, em outubro, mas tiveram suas participações adiadas, por questões de segurança.

Estão programadas duas regatas para o sábado e outras duas para o domingo. “Serão regatas lineares no formato barla-sota (entre boias) e dois velejadores participarão em cada regata em sistema de rodizio”, acrescenta o capitão do IST, Marcelo Gusmão Reitz.

O tive embaixador da vela de Itajaí disputa esta etapa do Catarinense com uma tripulação formada pelos velejadores Gastão Furlin, José Irineu Silva, Edmundo Grisard, Alexandre Back, Henrique Grisard, Fernando Ropelatto, Orlando França Júnior e pela velejadora mirim Brenda Furlin, mais o capitão Gusmão.

O projeto Itajaí Sailing Team tem o patrocínio da APM Terminals Itajaí, Portonave, Multilog, JBS, Brasfrigo e o apoio da Molim, Clindex e Marina Itajaí. 

Imagens relacionadas

Itajaí Sailing Team leva velejadores da Optimist para o Catarinense de Vela