Menu

Notícias

Comandante do IST será juiz principal do Campeonato Brasileiro de Lightning

As disputas ocorrem de 14 a 17 de março e são classificatórias para o mundial na Finlândia
Data de inclusão: 13/03/2019 16:14

O comandante do Itajaí Sailing Team (IST) e velejador olímpico Marcelo Gusmão Reitz será, de quinta-feira a domingo, 14 a 17 de março, juiz principal do Campeonato Brasileiro de Lightning, no Iate Clube de Guaratuba, no Paraná. O lightning é uma classe pan-americana de vela e este campeonato é classificatório para o mundial na Finlândia. Portanto, a responsabilidade de Gusmão não é pequena.

Mas Gusmão tira de letra, afinal, é juiz homologado pela Confederação Brasileira de Vela e Motor e, entre outras arbitragens, foi Juiz no Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro em 2016 e fez parte dos comitês de arbitragem dos Stopover Itajaí das edições 2017-18, 2014-15 e 2011-12 da regata internacional Volvo Ocean Race. Recentemente arbitrou o Campeonato Sul-Brasileiro de Snipe e a VI Copa Brasil de Vela.

Como velejador o currículo de Gusmão também é extenso. Foi seis vezes campeão brasileiro de oceano; 10 vezes campeão catarinense de laser; campeão e vice-campeão sul americano de Snipe; campeão brasileiro da classe Soling entre outros títulos, além de já ter representado o país nas olimpíadas de Atlanta, em 1996.

O velejador também é um dos grandes responsáveis pelo surgimento do Itajaí Sailing Team, time de vela que representa o município homônimo nos cenários nacional e internacional na categoria Oceano, com diversos títulos acumulados desde sua primeira temporada, em 2015.

“Para nós é muito importante termos nosso capitão desempenhando mais essa importante função. Isso mostra seu excelente nível técnico e experiência”, diz o manager do IST, Alexandre Antonio dos Santos.

O projeto Itajaí Sailing Team tem o patrocínio da APM Terminals Itajaí, Portonave, Multilog, JBS, Brasfrigo e o apoio da Anasol, Molin, Clindex, B&G Sailing Eletronics e Marina Itajaí.

Imagens relacionadas

Comandante do IST será juiz principal do Campeonato Brasileiro de Lightning