Menu

Notícias

Itajaí Sailing Team quebra o recorde da prova, vence a 50ª Regata Volta à Ilha de Santa Catarina e é campeão da Copa Veleiros de Oceano

Além de garantir o troféu Fita Azul e o título de campeão da Copa Veleiros de Oceano, time itajaiense quebrou o recorde de 50 anos da Regata de Volta a Ilha
Data de inclusão: 09/12/2018 11:45

O Itajaí Sailing Team (IST) venceu pelo segundo ano consecutivo a Regata Volta à Ilha de Santa Catarina e é campeão da Copa Veleiros de Oceano, organizada pelo Iate Clube de Santa Catarina – Veleiros da Ilha. O time itajaiense percorreu as 75 milhas náuticas (aproximadamente 120 quilômetros) no tempo de 7h43m46s.

O time itajaiense quebrou o recorde da competição em quase uma hora. O melhor tempo, de 8h43m01s, pertencia ao Mano Champ´s desde 2011. Outros três barcos completaram a regata em menos de nove horas, marcando um feito inédito neste meio século de disputas.

O evento encerra o calendário náutico do Iate Clube de Santa Catarina. A primeira edição da Regata de Volta à Ilha de Santa Catarina foi realizada no ano de 1969 e, desde essa data, é organizada anualmente pelo ICSC.

“As boas condições do nosso barco e o bom entrosamento da tripulação nos deixou confiantes para essa prova. Esperávamos já uma boa colocação. O que não imaginávamos era quebrar o recorde de 50 anos da prova em praticamente uma hora”, diz o comandante Marcelo Gusmão Reitz. Gusmão destaca ainda a dedicação e empenho da tripulação do IST.

“Com essa disputa podemos seguramente dizer que fechamos o ano de 2018 com chave de ouro. Temos um excelente barco e uma tripulação com muita técnica, o que vem garantindo o crescimento de nosso time”, diz o manager do IST, Alexandre Antonio dos Santos.

O Itajaí Sailing Team foi tripulado nessa regata por Gastão Furlin Filho, Paulo Linhares, Antonio Sergio Medeiros, Vilnei Goldmeier, Paulo Linhares Neto, Fernando Ropelato, Marcos Sérgio Bechtold, José Irineu Silva e a velejadora mirim Brenda Furlin. O comando ficou a cargo do velejador olímpico Marcelo Gusmão Reitz e, a tática, com Edmundo Grisard.

O IST navega com um veleiro Soto40, considerado dos mais rápidos da classe Oceano. É um barco planador projetado pelo argentino Javier Soto Acebal e construído em fibra de vidro e carbono pelo estaleiro MBoats, de Buenos Aires.

O projeto Itajaí Sailing Team tem o patrocínio da APM Terminals Itajaí, Portonave, Multilog, JBS, Brasfrigo e o apoio da Anasol, Molim, Clindex, B&G Sailing Eletronics e Marina Itajaí.

 

Imagens relacionadas

Itajaí Sailing Team quebra o recorde da prova, vence a 50ª Regata Volta à Ilha de Santa Catarina e é campeão da Copa Veleiros de Oceano
Itajaí Sailing Team quebra o recorde da prova, vence a 50ª Regata Volta à Ilha de Santa Catarina e é campeão da Copa Veleiros de Oceano