Menu

Notícias

IST é o 4º colocado na Semana de Ilhabela

O time itajaiense de vela é o quarto melhor na categoria ORC a mais importante do evento náutico
Data de inclusão: 29/07/2018 12:34

O Itajaí Sailing Team (IST), time embaixador da vela de Itajaí, obteve a quarta colocação na 45ª Semana de Vela de Ilhabela, categoria ORC. O evento náutico é promovido pelo Yacht Club de Ilhabela e é considerado a mais importante competição de vela da América Latina. Participaram desta edição cerca de 120 veleiros em aproximadamente 100 regatas, em oito classes.

O IST participa da Semana de Vela de Ilhabela desde 2015, quando obteve a segunda colocação na categoria ORC. No ano seguinte foi vice-campeão na categoria IRC e terceiro colocado no ano passado, na mesma categoria. “Neste ano obtivemos a quarta colocação, mas considero uma excelente posição, principalmente pelo fato de ser na ORC, que é a principal categoria”, diz o manager do IST, Alexandre Antonio dos Santos.

Alexandre menciona ainda o nível dos competidores que participam da Semana de Ilhabela, que vem crescendo significativamente. O coordenador do projeto, Gastão Furlin, diz que o IST competiu com equipes de altíssimo nível, que aumentou em relação às edições anteriores, e isso mostra que a equipe está fazendo o dever de casa. “Mais importante que a posição é o profissionalismo de nossos tripulantes, que evolui a olhos vistos”, acrescenta.

“Fizemos um belo trabalho dentro d'água. O time mostrou uma boa evolução desde o início das regatas, a performance do nosso barco evoluiu muito e voltamos para casa com a grande sensação do dever cumprido”, diz o comandante do Itajaí Sailing Team e representante do Brasil em Atlanta 1996, Marcelo Gusmão Reitz.

O tático da equipe, velejador André Fonseca, o Bochecha – com participações em três olimpíadas e três edições da Volvo Ocean Race – diz que o time velejou de uma maneira muito positiva, com uma tripulação bastante entrosada e dando o melhor de si para auxiliar no desempenho do barco.

“Velejamos muito bem em condições bastante difíceis e disputamos com os melhores do Brasil e América do Sul”, acrescenta. “Inclusive, o time itajaiense é hoje um nome na vela brasileira. Uma equipe já conhecida, com condições para competir em pé de igualdade com todas as equipes do Brasil. Tenho muito orgulho de poder fazer parte dela quando posso.”

O Itajaí Sailing Team participou das disputas de Ilhabela com uma tripulação de 11 velejadores formada por Edmundo Grisard, Gastão Furlin Filho, Fabiano Vitorino, Orlando França, Alexandre de Souza Filho, Vilnei Goldmeier, Fernando Ropelato, Rodolfo Binz Streibel e a velejadora mirim Brenda Furlin. Marcelo Gusmão Reitz é o comandante e André Fonseca o tático.

Navega com o veleiro homônimo, um Soto40, considerado um dos mais rápidos da classe Oceano. Tem 12,30 metros de comprimento, 3,75 metros de largura, calado de 2,60 metros e mastro com 19,5 metros contados a partir da linha d´água. É um barco planador projetado pelo argentino Javier Soto Acebal e construído em fibra de vidro e carbono pelo estaleiro MBoats, de Buenos Aires.

O projeto Itajaí Sailing Team tem o patrocínio da APM Terminals Itajaí, Portonave, Multilog, JBS, Brasfrigo e o apoio da Anasol, Molim, Clindex, B&G Sailing Eletronics e Marina Itajaí. (Com imagens de Marcos Mendez)

                                                     

Imagens relacionadas

IST é o 4º colocado na Semana de Ilhabela
IST é o 4º colocado na Semana de Ilhabela
IST é o 4º colocado na Semana de Ilhabela